Desde esta segunda-feira que qualquer internauta pode descarregar e ler gratuitamente a tese de doutoramento apresentada por Stephen Hawking em 1966.

Neste documento, que se estende ao longo de 134 páginas, o autor discorre sobre as "Propriedades de um Universo em Expansão". O trabalho reflete sobre as implicações e consequências do fenómeno e apresenta várias conclusões que se vieram a revelar essenciais para o desenvolvimento ciência.

Stephen Hawking: raça humana terá de sair da Terra nos próximos 100 anos para evitar extinção
Stephen Hawking: raça humana terá de sair da Terra nos próximos 100 anos para evitar extinção
Ver artigo

Stephen Hawking espera que a disponibilização gratuita deste recurso possa inspirar outros a partilharem o seu trabalho. "Espero que isto inspire outras pessoas a olhar para as estrelas e não para os seus pés", disse o britânico. "Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, deve ter acesso livre, não apenas à minha pesquisa, mas também à investigação de toda a mente grande e curiosa que se inclua no espectro da compreensão humana".

A Universidade de Cambridge adiantou que esta é a tese mais requisitada do seu repositório, com dezenas de pedidos a terem sido submetidos nos últimos meses. E o mesmo acontece online, onde o número de acessos logo no primeiro dia levou mesmo à indisponibilidade do site da Universidade.

"Cada geração assenta sobre os ombros daquela que cá esteve antes dela, tal como eu fiz quando era estudante de PhD em Cambridge, inspirado pelo trabalho de Isaac Newton, James Clerk Maxwell e Albert Einstein", disse Hawking.

A partir do próximo mês de outubro, todos os doutorados de Cambridge serão encorajados a disponibilizar uma cópia do seu trabalho no repositório digital da universidade. O instituto adiantou ainda que vai falar com todos os seus anteriores académicos para que sigam o exemplo do físico britânico.

De acordo com a BBC, a tese foi lida mais de 60 mil vezes em menos de 24 horas. O tráfego chegou a crashar o site da Universidade de Cambridge. Anteriormente, uma cópia do documento tinha um custo de 85 libras.