O cada vez mais contestado serviço Street View da Google prepara-se para mostrar, online, mais um "lugar do mundo". Desta vez a escolha recai sobre Roma Antiga e é rotulado como um dos projectos mais ambiciosos da gigante da Internet nesta área.

Ao que indica a BBC, a empresa está actualmente a registar imagens dos locais históricos da cidade italiana. A equipa do Street View já passou pelo Coliseu e estará, no momento, a fotografar as ruínas do Fórum Romano.

No lugar dos tradicionais veículos de quatro rodas, circulam agora bicicletas, como acontece quando o local assim o justifica, mas o equipamento - nove câmaras e três lasers - parece ser o que habitualmente acompanha o meio de transporte escolhido.

As fotografias da cidade italiana deverão integrar o Google Maps antes do final do ano.

"O objectivo [do Street View] é oferecer informação ao público. O princípio é o mesmo que levou à criação da ferramenta de busca original: ajudar milhões e milhões pessoas a encontrar o que procuram", refere Alessio Cimmino, da Google Itália, à cadeia britânica de televisão.

Esta não é a primeira vez que as câmaras do Street View fotografam monumentos, com Pompeia e Stonehenge a enriquecerem a lista de locais que podem ser vistos pormenorizadamente através da Internet.

Se em Itália as coisas parecem correr bem, há países que têm vindo a contestar o serviço da Google, preocupados com as questões de privacidade que o mesmo levanta. A República Checa foi um dos últimos países a integrar esse conjunto, proibindo o Street View de recolher imagens das suas cidades.