Não é exclusividade da tecnologia a existência de um largo número de termos técnicos pouco fáceis de decifrar por um leigo, ou mesmo por alguém mais familiarizado com a tecnologia. Não bastassem as especificidades há ainda a considerar que uma larga maioria das expressões que descrevem processos, componentes, etc, são normalmente usadas em inglês. É para o ajudar a trocar por miúdos aqueles termos mais complicados que hoje dedicamos algum espaço à partilha de alguns endereços Web onde pode desmistificar conceitos.



Comecemos pela enciclopédia da rede TechWeb. Rica em informação, esta ferramenta online sofre com frequência actualizações que lhe permitem dar resposta a muitas e complexas dúvidas. Pode por exemplo ficar a saber que Northbridge não é a forma inglesa de referir a ponte que se encontra a norte de determinado local, mas não só. Com o mesmo tipo de enquadramento pode também consultar a Webopedia.
Continuando no inglês, a agência de segurança europeia ENISA, disponibiliza um vasto glossário de termos ligados à utilização da Internet.



Em português também há opções para quem procura formas de descodificar "palavrões". O ABC da Tecnologia é uma das hipóteses, com um glossário a completar uma oferta de conteúdos que passa por notícias, análises, manuais e uma área de consultório onde são esclarecidas dúvidas mais abrangentes. O próprio TeK também dá respostas às suas dúvidas num glossário que pode receber as suas sugestões de actualização, caso não encontre significativo para o termo que procura.



Mas se as suas dúvidas tecnológicas têm um carácter específico e se direccionam, por exemplo, para a área móvel, há ferramentas mais específicas que também pode consultar, como o glossário da Nokia.



Se as dúvidas que o assombram tocam as telecomunicações, a Siemens também pode ter respostas para si.



Voltando às opções de esclarecimento de dúvidas mais abrangentes existem duas outras referências em português que deve guardar em matéria de Sociedade da informação. O glossário da Anacom, que no seu site também fornece pistas para vários outras ferramentas de esclarecimento de dúvidas, e o glossário da APDSI - Associação para a Promoção da Sociedade da Informação.