A forma como "mostramos" os nossos dados pessoais, de formação ou de experiencia profissional e extra-profissional num curriculum vitae pode fazer toda a diferença para conseguirmos a entrevista de emprego que ambicionamos.




O TeK sugere-lhe que navegue na Internet para ler alguns conselhos e conhecer os tipos de currículos mais comuns, com vista a conseguir um "cartão de visita" perfeito.




As bolsas de emprego online poderão ajudá-lo nesta tarefa. Além dos anúncios, este tipo de portal costuma reservar espaço para explicações e sugestões de apresentação do CV. É o caso do canal de emprego do Sapo, do Net Empregos, do InfoEmprego.pt e do Expresso Emprego. A par dos conselhos, tem também, muitas vezes, a possibilidade de fazer o upload do documento, que ficará à disposição das entidades empregadoras que utilizam o site.




Outro tipo de sites que não deve deixar de visitar se anda à procura de dicas para redigir um currículo com qualidade são os portais ligados a instituições de ensino, como o da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra ou o do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Tem também ao seu dispor o Universia.




Pode igualmente procurar dicas, quer em termos de conteúdo que em termos de formato, em sites que de algum modo estão ligados à área do emprego ou formação, como o IEFP, a Rede Regional de Informação Juvenil, a Certform ou a RH Network.




Depois de ler todos os conselhos que a Internet tem para lhe oferecer, saiba que a Comissão Europeia coloca à sua disposição a plataforma Europass, onde encontra vários recursos online para construir o seu portfólio curricular.




O primeiro passo para utilizar o Europass é preencher o CV Europass, que lhe permite apresentar as suas competências e ao qual se poderão juntar, posteriormente, outros documentos demonstrativos das qualificações adquiridas, como o Passaporte de Línguas Europass, o Suplemento ao Diploma, o Suplemento ao Certificado e Europass Mobilidade, todos reconhecidos ao nível da União Europeia.




Para obter o seu CV Europass poderá criar o mesmo online, a partir das instruções e dos exemplos fornecidos. O CV preenchido, ser-lhe-á enviado posteriormente, por descarga ou por correio electrónico.




Tem também a hipótese de fazer o download do modelo do currículo, acompanhado das devidas instruções, que depois poderá preencher calmamente no seu PC.