Quem mudou de casa e necessita de actualizar a sua morada junto dos prestadores de serviços e das demais entidades com que se relaciona no seu quotidiano tem, desde há pouco tempo, a sua vida facilitada. A partir do Portal do Cidadão é possível aceder a um serviço que permite a comunicação do novo endereço por via electrónica.




O processo já existia, mas a versão anterior obrigava à impressão de um formulário para entrega posterior num balcão de atendimento. Agora o serviço de Alteração de Morada completa-se online, sendo a informação enviada de imediato aos destinatários.




Finanças, Centro de Emprego, Serviço Nacional de Saúde, EDP, EPAL e Via Verde são algumas das entidades envolvidas neste processo que, além da notificação simultânea, dá também origem ao pedido de renovação dos documentos de identificação, sempre que a alteração de morada justifique esse facto.




Para realizar o serviço via Internet deverá ter um registo de utilizador no Portal do Cidadão ou possuir Cartão de Cidadão. Autenticando-se perante o portal bastará aceder à área "Alteração de Morada" e seguir os passos indicados, nomeadamente seleccionar as entidades onde pretende actualizar o endereço e preencher os seus dados de identificação e morada.




São igualmente pedidas algumas informações de contacto, que serão utilizadas apenas quando for necessário avisar o requerente de alguma irregularidade durante o processo, esclarece o Portal do Cidadão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.