Por muito que se mantenha fiel a alguns sites que visita religiosamente, e entre os quais esperamos que se conte o TeK, vale a pena reservar algum tempo para partir à descoberta de novas "paisagens web" e renovar a lista de Bookmarks.

Todos os dias o TeK tenta dar uma contribuição para essa descoberta com a apresentação dos Sites do dia, para além das notícias de novos sítios e ferramentas web, mas para utilizadores mais ambiciosos isso pode não ser suficiente.

Por isso, a nossa sugestão hoje é para que renove a sua lista de hiperlinks. Pode mesmo encarar esta tarefa como uma "limpeza de Primavera", aquela altura em que se retiram do armário as roupas que se usaram no Inverno, guardando as que se querem voltar a usar e deitando fora as que estão ultrapassadas, e se enche novamente o guarda roupa com modelos mais frescos.

O primeiro passo é mesmo esse: limpe a lista de Favoritos. Dependendo da dimensão dos links acumulados isso pode demorar algum tempo, mas não é preciso ser especialista para o fazer.

No Internet Explorer pode optar por abrir a janela dos Favoritos, que ficará ao lado esquerdo da janela do browser, e navegar pelas ligações já guardadas em pastas, seleccionando as que já não interessam e apagando-as. Pense também em organizá-las por temas, criando pastas específicas. Para juntar um link à lista basta arrastá-lo para a pasta especificada e este ficará guardado. Eliminar um link é também fácil, usando a tecla delete ou o botão direito do rato.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449416.gif

O processo é semelhante no Firefox, onde através do menu Bookmarks pode abrir a janela específica para gerir a sua lista de links e eliminar os que já não lhe interessam.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449417.gif

O Safari da Apple não foge à regra e na barra de menu do browser pode seleccionar a opção 'Favoritos' ou 'Bookmarks' e clicar em 'Mostrar os Favoritos' ou 'Show All Bookmarks'. Caso não tenha medo do teclado, poderá utilizar a combinação simultânea de teclas 'option+command+b', com o mesmo resultado.

Consoante as preferências que o utilizador definiu, poderá ou não, estar presente uma barra de Favoritos, imediatamente abaixo da barra de navegação do Safari. A barra de Favoritos possui um ícone que representa um livro aberto e que, tal como os dois processos anteriormente descritos, permite o acesso e gestão aos Favoritos disponíveis.

Os links presentes nos Favoritos podem ser reorganizados ou colocados dentro de pastas por arrasto, com um click único do rato. Os nomes podem ser editados com dois clicks afastados, o primeiro para seleccionar o nome e o segundo para editá-lo. Quaisquer links ou pastas podem ser apagados com a tecla 'delete' ou 'backspace' ou ainda, através do botão direito do rato.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449420.gif

Depois de arrumada a lista actual é então tempo de renovar os Favoritos. Há mil e uma formas de o fazer, com mais ou menos tempo, mas uma delas é pesquisar entre os milhões de listas de "melhor site de ****" que muitos internautas mantêm e que podem ser interessantes para quem pesquisa um tema específico.

Há certamente uma ou mais listas que se adequam aos seus interesses e, se procurar bem, até deve haver alguma sobre os melhores sites dedicados à vida sexual dos bichos-de-conta. Nós não procurámos verificar esta informação só porque achamos que este é um assunto que devemos resguardar por respeito pela privacidade dos bichinhos...

Menos arriscado é ir navegando em sites recomendados por internautas que partilhem os seus interesses. As listas dos bloggers ou os círculos de sites associados são uma hipótese viável.

Há ainda as opções mainstream. As votações internacionais para os melhores sites, onde participam listas de sites recomendados e votações do público às vezes reservam surpresas interessantes, porque entre as centenas de ligações recomendadas de certeza que há algumas que ainda não conhece.

Se quer experimentar pode visitar, por exemplo, o site dos Webby Awards, fazendo o exercício de não se limitar à última edição.

Apesar de ter como objectivo prioritário servir para que os utilizadores arquivem as suas Bookmarks, o Del.ici.ous também pode servir de ponto de partida para descoberta de hiperligações. Não deixe também de passar pelo Digg e ver os links mais recomendados pelos utilizadores.

Agora já sabe, parta à descoberta. E se encontrar algum site que lhe pareça que deve fazer parte da lista do TeK, não se acanhe e envie-nos as suas sugestões!.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.