Quantas vezes encontramos um bom site para resolver uma daquelas questões que frequentemente se colocam e não o guardamos. Claro que a resposta à pergunta depende da organização de cada pessoa, mas partimos do princípio que muitos leitores ainda não têm, ou há muito não actualizam, a sua lista de sites úteis. Foi a pensar neles que criámos a lista de sugestões de hoje. Útil para quem quer fazer compras, passear, viajar, descansar ou socializar.



Que horas são em Nova Iorque?

Em tempo de férias ou de trabalho há-de haver uma altura em que precisa de saber que horas são noutra parte do mundo. Não é difícil e nem precisa de fazer contas complicadas. Basta uma consulta rápida ao Time Zone para ficar com toda a informação que precisa e quem sabe prevenir os efeitos do jet leg para desfrutar melhor da sua viagem.



Quanto custa em euros?




Mas se vai para fora, ou anda às compras na Internet em lojas estrangeiras há mais informação que pode precisar de saber sobre outros países, como a equivalência de outras moedas com o euro. O Xe pode dar-lhe uma ajuda. As moedas do mundo inteiro estão representadas neste serviço de acesso gratuito, onde pode encontrar muitas outras ferramentas relacionadas com finanças. As actualizações às variações de valor das moedas são constantes para que o resultado final da conversão seja o mais correcto.



Como chegar?



Outra referência essencial a qualquer guia de utilidades é informação geográfica, que lhe permita ir daqui para ali sem se perder, ou descobrir referências para visitar, dormir, ou tomar refeições num qualquer destino a que se dirija. O Via Michelin dá-lhe acesso a todo este tipo de informação "around the world" e tem sempre a possibilidade de carregar para o GPS as coordenadas do local onde quer chegar. Na pesquisa de destinos nacionais também pode escolher uma opção local e encontrar o que procura no serviço de mapas do SAPO.



Como traduzir?



Útil numa viagem e no dia-a-dia é também poder traduzir para a sua língua algo que não percebe na língua de origem. Afinal, a comunicação é a base de qualquer processo. Na Internet há muitos tradutores de acesso gratuito. Muitos satisfazem as necessidades, se o objectivo é traduzir uma palavra. Poucos garantem bons resultados se a ideia é traduzir uma frase. A Google tem uma opção em testes, generosa no número de línguas suportadas e aceitável na qualidade da tradução.




Será que este é mesmo o melhor sítio para ficar?



Se já chegou ao destino. Já sabe que horas são, quanto vale a moeda local e que hotéis e restaurantes tem à sua volta, talvez seja melhor pesquisar só mais alguma informação sobre esses possíveis locais de estadia. Se o quer fazer, pode dar uma espreitadela ao Trip Advisor. Criado por viajantes, o site já ganhou fama e é hoje não apenas um bom conselheiro, como um local onde pode ver imagens de quem já esteve em determinado destino, ou receber recomendações sobre locais a visitar. O forte é no entanto as opiniões sobre locais de estadia fornecidas por mais de 20 milhões de viajantes, alojamentos portugueses incluídos.



Cozinha portuguesa ou italiana?



De volta à santa terrinha, há só mais uma recomendação que queremos fazer. Afinal no "vá para fora cá dentro", também é preciso saber comer bem, dormir bem e escolher as visitas culturais mais interessantes. O Lifecooler pode ser uma boa forma de ir direito ao sítio certo. A oferta do site divide-se em várias categorias, mas é nos restaurantes que já testámos várias propostas de saborear e repetir.