Embora a Internet some um incontável número de vantagens ainda não podemos atribuir-lhe capacidade diagnóstico ou tratamento de doenças, mas a verdade é que este é um meio que pode facilitar, e de que maneira, a obtenção de informação sobre questões relacionadas com a saúde.



Antes ou depois de um diagnóstico credível, esta é uma forma rápida de ficar a saber mais sobre determinada doença, que cuidados deve tomar e o que pode ou não pode fazer, garantindo um convívio mais consciente com determinado problema de saúde.



Começamos esta ronda pela Enciclopédia da Saúde do Ministério da Educação. Completa nos temas e na informação que disponibiliza sobre cada entrada, esta fonte permite-lhe ter acesso não apenas à descrição de determinado problema de saúde como a outros detalhes. Tomando como exemplo o termo Osteoporose, o utilizador pode consultar informação sobre o que é a doença, quais aos factores de risco, como é diagnosticada e como se trata.



Em português, mas do Brasil, também pode passar pela Enciclopédia Ilustrada da Saúde. Problemas de saúde e tipos de exames médicos estão ali detalhados com ajuda de imagens que ajudam a perceber melhor os conceitos. São 4 mil artigos sobre saúde e qualidade de vida espalhados por 10 mil páginas, ilustradas com 3 mil imagens.




O SAPO também tem um canal dedicado à saúde, onde é possível ter acesso a muita informação, umas de carácter mais clínico e outras mais apelativas para quem quer manter um corpo de fazer inveja nesta época de praias. No canal de saúde pode encontrar vários dossiers temáticos. Informação específica, mais relacionada com a saúde do bebé, criança, mulher e informação útil sobre farmácias, linhas de saúde, etc. Numa perspectiva mais leve, também há alguns testes que pode fazer e um conjunto de cálculos para saber quantas calorias perde com determinado exercício, qual o seu índice de massa corporal ou o peso ideal.



Fechamos com um conselho que pode servir para várias áreas e também para esta da saúde, a Wikipedia. A enciclopédia livre online é de facto uma fonte de informação que pode dar resposta a muitas dúvidas e um óptimo ponto de partida para uma pesquisa mais rigorosa sobre determinada tema, já que aponta para várias ligações de informação especializada. A melhor forma de pesquisar sobre saúde na Wikipedia é mesmo indo direito ao assunto e pesquisar especificamente aquilo que quer saber.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.