
Membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, Jack Teixeira, de 21 anos, foi detido na quinta-feira e a CNN, que citou fontes da procuradoria-geral de Boston, indicou que lhe serão lidas as acusações do processo, que ainda não são conhecidas. O jovem é neto de avô açoriano, segundo avança a CNN Portugal.
O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, assegurou na quinta-feira que as acusações estão relacionadas com a "alegada remoção, retenção e transmissão não autorizadas de informação relativa à defesa nacional".
Os documentos classificados divulgados através de redes sociais abalaram várias capitais, desde Washington a Kiev, passando por Seul, com revelações de espionagem dos Estados Unidos a aliados e inimigos e informações militares sensíveis sobre a guerra na Ucrânia.
As autoridades não revelaram ainda como ocorreram as divulgações, mas vários meios de comunicação informaram que Teixeira divulgou os documentos secretos porque queria impressionar outros jovens com quem interagia online.
De acordo com o The Washington Post, o jovem levou os documentos para casa e divulgou-os na plataforma Discord, onde comunicava com outros jovens fãs de videojogos. O Pentágono descreveu a divulgação dos documentos como um "ato criminoso deliberado".
Quando questionado sobre como um militar tão jovem poderia ter acesso a documentos altamente confidenciais, o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, disse que era da natureza dos militares confiarem aos seus membros muito jovens grandes níveis de responsabilidade, incluindo questões significativas de segurança.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários