O Spotify está a testar uma nova funcionalidade que lhe dará a possibilidade de explorar os gostos musicais dos seus amigos. De acordo com o TechCrunch, a nova mecânica foi descoberta por Jane Manchun Wong, que se deparou com a mesma na versão web da plataforma, durante um processo de engenharia reversa.

Sleep Timer: utilizadores de iPhone também já podem adormecer com o Spotify
Sleep Timer: utilizadores de iPhone também já podem adormecer com o Spotify
Ver artigo

A funcionalidade chama-se Tastebuds e a página que o Spotify criou para a apresentar indica que "pode agora descobrir música através dos amigos com um gosto musical em que confia". Pode aceder à página através deste link, embora esta ainda não esteja a funcionar em pleno. O The Verge escreve que, ao clicar no ícone da caneta, é possível pesquisar por contactos e conhecer as músicas que estes têm reproduzido com maior frequência. Depois é ainda possível juntá-las diretamente às suas próprias listas de reprodução.

O Spotify nunca se dedicou muito a explorar o potencial social do seu serviço de streaming. Embora seja possível partilhar músicas, ver o que é que os seus contactos estão a ouvir ainda só é possível na versão de desktop.

Esta nova funcionalidade pode revitalizar o interesse da empresa na dimensão social do serviço. Já no início do ano o Spotify aparentava estar a desenvolver novas mecânicas sociais para a plataforma, sendo que, na altura, foram descobertas novas playlists automáticas, criadas com base nas músicas ouvidas pelos contactos do utilizador.

Independentemente do propósito, a verdade é que a Tastebuds é uma novidade que parte de uma dinâmica muito familiar a todos os que gostam de música: partilhar referências.