Chama-se "Código 9", correu algumas caixas de email há uns anos como uma técnica para "disfarçar" conversas em chats, destinada às crianças e jovens que quisessem fugir ao controlo dos seus pais, e está agora a ser promovida nas redes sociais.

O objectivo do Código 9 é ensinar aos menores uma forma de ocultarem as suas conversas em salas de conversação online ou através de instant messaging, explica a Panda, empresa da área da segurança informática, que alerta para o reaparecimento da prática.

Tudo o que é preciso fazer é mencionar ou escrever o algarismo "9" sempre que os pais ou encarregados de educação estiverem por perto, para que a outra pessoa possa mudar rapidamente de tema ou apagar as palavras entretanto trocadas.

A Panda Security nota que a informação é essencialmente distribuída por adultos, o que evidencia os propósitos por detrás da "técnica". "É interessante verificar que, ao visitar os perfis e páginas criadas para divulgar o Código 9 e observarmos os seguidores e amigos, são muito poucos os menores de idade, quando de facto seria lógico serem os principais interessados, o que demonstra o tipo de indivíduos que têm interesse em distribuir este tipo de informação".

Durante as férias de Verão, muitas crianças e adolescentes passam mais tempo do que é habitual em frente ao computador. Esta será, por isso, uma boa altura para garantir que os menores utilizam a Internet de forma segura e responsável. "Aconselhamos sempre que, a melhor forma de pais e crianças o conseguirem é através do desenvolvimento de uma relação baseada em confiança, para que não seja necessário haver uma monitorização constante das crianças e adolescentes quando se encontram em redes sociais e na Internet", salienta Luis Corrons, director técnico do PandaLabs.