Numa altura em que se pensa na geração 5G nas telecomunicações, as ligações através das redes wireless Wi-Fi estão a evoluir para a tecnologia Li-Fi. Este novo sistema está a ser testado há alguns anos e espera-se uma massificação a partir de 2018, tendo o objetivo de unificar todos os dispositivos eletrónicos online, sobretudo a base da internet das coisas.

Projetando-se que em 2020 estejam cerca de 20 mil milhões de dispositivos interligados, as redes estão a ser adaptadas para responder às necessidades da indústria. O sistema Li-Fi consegue abrir milhares de canais adicionais de comunicação e deverá ser a grande norma wireless nos próximos anos.

A pureLiFi, empresa que pretende ganhar a liderança no segmento desta tecnologia emergente, levou ao Movile World Congress os alegados primeiros dispositivos com ligações LiFi integrados para demonstração. Durante o certame foi realizada a primeira chamada via Skype, através de um smartphone e um portátil equipados com LiFi, para demonstrar a velocidade de comunicação entre o dispositivo e a rede de alta velocidade bidirecional através de luzes LED.

O tamanho da tecnologia tem sido um dos entraves da sua massificação, mas a solução da pureLiFi é pequena o suficiente para ser integrada em dispositivos como tablets, portáteis e smartphones, como pode observar nas fotografias da galeria.