A especialização no desenvolvimento de templates para as plataformas .Net da Microsoft tem-se mostrado compensadora para a Bind, uma empresa portuguesa com sede em Vila do Conde. No último ano a empresa criou uma plataforma online de costumização de temas para Sharepoint, Orchard e DotNetNuke, a Bind Tuning, que lhe conquistou o direito a uma demonstração durante a Keynote da conferência Mix, que decorre em Las Vegas.

A demonstração foi feita pela equipa de Scott Guthrie, vice presidente da Microsoft Developer Division, que mostrou a versão 1.1 do projecto Orchard, o sistema de gestão de conteúdo open source da Outercurve Foundation (antiga CodePlex Foundation).

O vídeo está disponível online e reproduzido abaixo, com a demo do Bind Tuning a começar no minuto 1:07:40.

O destaque na principal conferência de desenvolvimento Web da Microsoft, que conta com mais de 5 mil participantes e transmissão ao vivo na Web teve resultados imediatos, como contou ao TeK Beatriz Oliveira. "Foi um momento único, já que nunca houve até agora empresas portuguesas referenciadas com tal visibilidade neste evento, com esta dimensão", sublinha a fundadora da empresa.

Para além de um crescimento exponencial de acessos ao serviço Bind Tuning e da popularidade no Twitter, a empresa está a ser contactada por vários meios de comunicação social internacionais, o que permite antecipar uma maior projecção do projecto.

Beatriz Oliveira admite que o factor diferenciador da Bind tem sido o seu trabalho para as plataformas de gestão de conteúdos da Microsoft, que já lhe tinha ganho espaço reservado em alguns dos principais marketplaces nesta área, mas a plataforma de configuração de templates que foi desenvolvida ao longo do último ano tem características inovadoras que mereceram o destaque em Las Vegas.

"O Bind Tuning permite aos clientes configurarem todos os temas e não apenas um número limitado, permitindo a geração para todas as plataformas da Microsoft", explica, acrescentando ainda que a intenção da empresa foi democratizar o acesso a estes templates, que são muito mais baratos do que os que habitualmente se encontram à venda para Sharepoint e DotNetNuke.

"Este configurador permite-nos dar um salto de qualidade e mais flexibilidade no lançamento de novos temas", justifica ainda a responsável pela Bind.

A empresa tem planeada a possibilidade de abrir a plataforma à comunidade, permitindo que designers publiquem no Bind Tuning os seus próprios templates para comercializar, mas este é um segundo passo do projecto que não tem ainda data marcada para avançar, devendo acontecer "ainda este ano".

Fátima Caçador