Imediatamente após ver televisão e ouvir música, usar computador, jogar em consolas ou aceder à Internet são as actividades mais populares para os europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, salienta um estudo do Eurobarómetro, da Comissão Europeia.



No que toca a ocupar os tempos livres, os jovens europeus preferem em primeiro lugar encontrar-se com os amigos, 74 por cento, ver televisão ou ouvir música, 69 por cento e 66 por cento respectivamente, enquanto 43 por cento opta por usar um computador, jogar em consolas ou aceder à Internet, duplicando a percentagem verificada em 1997, altura em que se realizou um estudo idêntico.



Enquanto 53 por cento dos jovens do sexo masculino diz utilizar computador, o valor baixa para os 33 por cento se a pergunta for efectuada a um elemento do sexo feminino.



As tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes no quotidiano dos jovens europeus, e os telefones móveis são de longe a tecnologia de comunicação mais utilizada. Entre os jovens cidadãos da União Europeia, a taxa de utilização de telefones móveis mais alta verifica-se, segundo o estudo, na Finlândia e na Itália, com respectivamente, 92 e 90 por cento, enquanto a mais baixa pertence a Portugal.



Cerca de seis em cada dez jovens europeus (56 por cento) usam computador pelo menos uma vez por semana, comparativamente aos 43 por cento de 1997. Em todos os 15 países da União Europeia, a utilização do PC vem depois do uso de telemóveis. Contudo, a utilização de computador varia muito de país para país. Por exemplo, 87 por cento dos holandeses afirma ter acesso a um computador pelo menos uma vez por semana, enquanto na Grécia, apenas 41 por cento assentem o mesmo facto.



Entre os países europeus com uma taxa média de utilização de computador abaixo dos 56 por cento, estão a França com 55 por cento, a Itália com 54 por cento, a Irlanda, com 53 por cento, a Alemanha com 52 por cento, Portugal com 50 por cento e o Reino Unido com 48 por cento. O estudo indica que a utilização do PC aumentou bastante em todos os países da União Europeia desde 1997. A Grécia, por exemplo, viu duplicar a sua taxa de utilização, dos 20 por cento verificados em 1997 para os 41 por cento actuais.



Entretanto, 37 por cento dos jovens europeus costuma navegar pela Internet e 31 por cento usa o correio electrónico. Na Holanda, 76 por cento dos jovens cidadãos acedem à Internet, enquanto 69 por cento utiliza o email. Já na Suécia os valores são de respectivamente 74 por cento e 67 por cento, na Finlândia, de 64 e 60 por cento e na Dinamarca a utilização da Net e do correio electrónico saem empatadas a 57 por cento. Em relação à mesma questão do estudo, a Grécia demonstra um grau de utilização muito baixo, nos 20 e nos 12 por cento para Internet e email, respectivamente. No geral, a "sociedade da informação" entre os jovens europeus está mais desenvolvida nos países nórdicos da União Europeia.



À medida que a utilização das tecnologias continua a crescer, 43 por cento dos jovens europeus acredita actualmente que os conhecimentos nesta área são necessários na procura de emprego. Já em 1997, tais características eram apontadas na quarta posição.

Notícias Relacionadas:

2001-10-11 - Acesso à Internet aumenta nas escolas da União Europeia

2001-10-02 - Governo apresenta novos dados sobre a utilização das TICs pelos portugueses

2001-08-03 - Geração Millennium divulgada em Lisboa

2001-06-22 - 13 milhões de jovens norte-americanos utilizam instant messages

2001-03-13 - Jovens espanhóis utilizam pouco as novas tecnologias

2000-12-14 - Mariano Gago revela Estado da Nação digital