O professor da Universidade da Beira Interior, João Canavilhas, analisou os acessos móveis aos sites de notícias com maiores níveis de audiência e apurou que 13% dos ouvintes da TSF acedem ao site da rádio via telemóvel. No caso do jornal Público, o número de acessos realizados através do telemóvel ascende a 11%, número idêntico ao verificado para o Correio da Manhã e Diário de Notícias (10%). Expresso e Rádio Renascença têm 4% dos leitores a chegarem ao site através de telemóvel.



Os números em questão não levam em conta os acessos realizados através de aplicações móveis próprias para cada sistema operativo, mas esses dados também revelam uma adesão crescente de quem vê notícias online às plataformas móveis.



Em relação às apps móveis, o investigador apurou que a aplicação do público foi descarregada já 421 mil vezes e a app do Expresso 157 mil vezes, sendo que 45 mil utilizadores subscreveram a versão paga. As aplicações de meios como a TSF ou o Diário de Notícias também ultrapassaram os 100 mil downloads: 126 mil no caso da TSF e 124 mil no caso do DN.



Face aos dados revelados à Lusa, o investigador João Canavilhas antecipa que os acessos móveis a sites de notícias dupliquem nos próximos dois anos, impulsionados pela redução de preço nos planos de dados e pela banalização do uso de smartphones e antecipa novas oportunidades de negócio para as empresas da área.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico