Apesar de dizer que esta é uma medida meramente preventiva e que nada indica que tenha ocorrido qualquer quebra de segurança na plataforma, a Dropbox está a pedir, veementemente, aos utilizadores que criaram contas antes de meados de 2012 para mudarem as suas passwords, o mais brevemente possível. Caso não receba qualquer notificação por parte da empresa, o utilizador não tem que realizar esta operação.

Isto acontece quatro anos depois de a plataforma ter anunciado que alguns utilizadores se queixavam de estar a receber mensagens de spam. A Dropbox acredita que a privacidade de algumas das suas contas foi violada utilizando credenciais roubadas de sites e serviços de terceiros.

Informações oficiais explicam que a equipa de cibersegurança da plataforma de partilha de ficheiros encontrou recentemente um conjunto de credenciais que acredita estarem relacionadas com o episódio de 2012. Sem dúvida que esta descoberta está na base do apelo lançado agora pela Dropbox.

Além disso, a empresa aconselha os utilizadores a adotarem um sistema de autenticação de dois fatores, ou seja, a utilização de uma palavra-passe aliada a um segundo código, de forma a reforçar a segurança da conta.