Quem está no mercado de media, comunicações, turismo e indústrias relacionadas com serviços não tem muitas dúvidas de que a mudança para o Digital é imperativa, e que deve acontecer de forma rápida sob risco das empresas perderem competitividade e serem desafiadas por novos modelos de negócio que já nascem digitais. Mas há ainda muito quem esteja de fora desta visão, ou em processo de transição, e é também a estes que a Google que chegar com o evento ThinkWithGoogle 2015, que hoje se realizou em Lisboa.

À boa moda da empresa, o encontro reuniu mais de uma centena de responsáveis de empresas portuguesas de várias áreas, mas sobretudo agências e responsáveis de marketing e de media, a quem foi apresentada uma visão com a qual a Google gostaria de contagiar o mercado: o Digital é o novo “normal” e há mitos que podem e devem ser ultrapassados com a ajuda da internet e das Tecnologias da Informação.

José Antonio Martinez Aguilar, Country Director da Google Portugal, defende que há já muitos casos de sucesso em Portugal e que há sectores que estão muito preparados para o Digital, como o do Turismo. À margem da conferência explicou ao TeK que nesta área do Turismo o movimento das organizações portuguesas é muito rápido, mas que há outros sectores mais lentos, até porque em muitos casos as empresas não vão mudar de paradigmas, e de processos, enquanto não forem “obrigadas” a fazê-lo.

Ideias antigas como “o meu mercado é o meu país” ou “é necessário dimensão para concorrer” e “a Internet é uma ameaça” estão ultrapassadas e não faltam exemplos de boas práticas de empresas que atropelaram as convenções para conquistar mercados que antes pareciam estar reservados apenas aos “grandes” e “ricos”.

O potencial do mercado digital, e sobretudo do mobile, foi detalhado também por José Ferreira, Principal do Boston Consulting Group em Portugal, que apontou a forma como os novos modelos de negócio e a aposta na Internet está a dinamizar a economia e a produzir crescimento na receita e na criação de emprego. Mas o valor ultrapassa esta dimensão puramente económica e foi contabilizado que, para os consumidores, o valor percecionado da identidade digital ultrapassa os 700 biliões de dólares, um cálculo onde entra o sentimento de posse e o facto do smartphone hoje já ser mais importante do que muitos dos objetos da vida diária.

Google Guide para o Futuro

E como devem as empresas preparar-se para aproveitar de forma eficiente o potencial do Digital? Bernardo Correia, industry leader entertainment UK da Google explicou tudo (ou quase) com o Google Guide para prever o futuro.

Não há na verdade uma fórmula para se preparar para a mudança, mas é indispensável que as empresas tenham uma cultura de inovação, e que a apliquem aos vários níveis da organização. Entre as mudanças previsíveis, e as tendências que já vimos em muitos filmes que foram visionários na definição de conceitos de inteligência artificial, de comunicação e de viagens no tempo, há que preparar as organizações para as mudanças que não sabemos que vão acontecer. E para isso é preciso uma mudança cultural, porque as ideias podem vir de qualquer lado, devem ser partilhadas e acarinhadas, dando apoio aos colaboradores que acreditam no projeto quando este tem potencial para se desenvolver. Foi assim que surgiram muitos dos novos serviços e produtos da Google e que permitiam à companhia tornar-se numa das gigantes do mercado global.

Mas Bernardo Correia também avisa que as grandes apostas para o futuro têm de ser feitas já hoje, e que é preciso criar os “momentos” que mais interessam ao consumidor. “pense no mundo que quer construir e comece a construí-lo agora” foi um dos motes usados na apresentação e o desafio foi lançado a todos os presentes que quiserem entrar nesse admirável mundo novo. De preferência com a Google, claro.