Os resultados de um inquérito realizado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com a colaboração da UMIC, mostram uma evolução positiva da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação entre as empresas portuguesas face a idêntico estudo realizado um ano antes, revelando que 91 por cento das empresas com dez ou mais funcionários utilizam computadores, 82 por cento dispõem de acesso à Internet e email e 37 por cento têm site na Internet.



O recurso às TIC é mais acentuado à medida que a dimensão das empresas observadas aumenta. Entre as empresas com 10 a 49 pessoas ao serviço o computador está presente em quase 90 por cento dos casos, quando 78,6 por cento tem acesso à Internet, 79,1 por cento usa o email e 33,4 tem site online. Os valores percentuais passam, respectivamente, para os 99,1, os 98,1, os 96,7 e os 55,9 no caso das empresas com 50 a 249 funcionários, e para os 100. A totalidade das grandes empresas portuguesas tem computador e acesso à Internet, quando 99,8 por cento diz usar o email e 76,4 por cento marca presença na Web com site.



No universo das empresas que tinham acesso à Internet em 2005, 63 por cento efectuam o acesso através de tecnologia DSL, enquanto 31 por cento usam o modem analógico e 24 por cento RDIS. No conjunto das tecnologias de acesso observadas, a ligação sem fios e o cabo são as que apresentam menos expressão, sendo utilizadas por cinco e nove por cento, respectivamente das empresas com ligação à Internet.



Em termos de actividade económica, os dados reunidos pelo INE mostram que a utilização das TIC está generalizada nas empresas que se dedicam a Actividades Financeiras e a Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, com a totalidade destas a utilizar computador, email e a aceder à Internet. Em contrapartida, as empresas ligadas à construção são as que revelam níveis mais baixos de penetração das TIC.



A segurança informática é um procedimento adoptado por grande parte das empresas, quando o INE indica que cerca de 79 por cento das empresas com 10 e mais pessoas ao serviço referiu possuir pelo menos uma aplicação de segurança em 2005. Em termos de dispositivos de segurança utilizados, a verificação de vírus e software de protecção aparece com um nível de utilização mais generalizado. Os firewalls e a subscrição surgem como opções de segurança para 51 por cento e 38 por cento das empresas inquiridas, enquanto menos de 10 por cento recorre à encriptação e à assinatura electrónica.



Notícias Relacionadas:
2004-12-10 - Internet é usada por 78% das empresas portuguesas com dez ou mais trabalhadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.