Sabe o que têm em comum Bill Gates e Tim Cook para além de serem ambos líderes de empresas tecnológicas norte-americanas avaliadas em milhares de milhões de euros? Certamente muitos interesses e hobbys, dada a afinidade pela tecnologia, mas um dos últimos acervos publicados pelo Wikileaks revela outra semelhança até à data desconhecida.

Numa lista de sugestões para ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos da América, aquando da hipotética eleição de Hillary Clinton, tanto o fundador da Microsoft como o CEO da Apple foram lembrados. O documento foi enviado pelo responsável máximo da campanha eleitoral da candidata democrata, John Podesta, no passado dia 17 de março e já consistia numa lista de onde tinham sido excluídos alguns nomes.

No mail é ainda possível reconhecer os nomes de Melinda Gates, mulher de Bill Gates, Mary Barra, CEO da General Motors, Michael Bloomberg, ex-mayor de Nova Iorque e fundador do grupo Bloomberg, a CEO da Xerox, Ursula Burns, Muhtar Kent, CEO da Coca-Cola Company e Howard Schultz, CEO da Starbucks. Bernie Sanders, Elizabeth Warren e o escolhido, Tim Kaine, também constam destes 40 nomes.