A HBO Max chegou em março a Portugal, substituindo o HBO, juntando-se a outros serviços de streaming já maturados como o Netflix, Disney Plus, Amazon Prime e Apple TV, e com a previsão da chegada de outros como a Paramount e a Showtime. São serviços com uma subscrição mensal e com ofertas variadas de séries e filmes. Os serviços, de forma individual, não são muito caros, para todo o conteúdo que oferecem. Mas o problema é quando nos interessa diferentes séries de cada serviço e queremos mantê-los ativos em simultâneo.

Há sempre a possibilidade de partilhar contas com amigos e familiares em alguns dos serviços, que uma vez pagos por todos diminui o peso a pagar no final do mês. E não apenas dos serviços de streaming, as contas familiares do Nintendo Switch Online e outras plataformas de jogos, ou mesmo de software, em que são incentivados os planos de partilha familiar.

É nesse sentido que surge o serviço Together Price. Trata-se de um sistema de pagamento online, que a empresa diz permitir poupar até 80% do custo de serviços ditais e produtos de múltiplas contas ao partilhar essa despesa com os amigos, familiares, colegas de trabalho, etc.

Together Price

Utilizadores juntam-se para repartir a despesa das assinaturas

A plataforma oferece todas as ferramentas que os utilizadores necessitam na hora de dividir os custos dos serviços comuns. Todos os membros do grupo registados na plataforma têm acesso a uma sala de conversa interna para comunicarem entre si. Uma carteira digital permite fazer a recolha da parcela de cada membro, para depois pagar as despesas. O serviço oferece ainda um sistema de gestão de credenciais baseado numa rede que mede a credibilidade dos utilizadores. Isto para saber mesmo com quem partilha as suas contas dos serviços.

Utilizar uma plataforma que gere contas de serviços de streaming, associadas a dados pessoais é algo que nos deixa com um pé atrás. Por isso, o SAPO TEK com Carlos Filipe, responsável de comunicação do Together Price em Portugal. A ideia surgiu quando três jovens tentaram dividir os custos de assinaturas digitais em 2017. Depois de procurarem, não encontraram nenhuma plataforma capaz de facilitar essa partilha e por isso criaram o Together Price.

“Para partilhar uma assinatura digital como a Netflix, por exemplo, usaram primeiro o WhatsApp para criar o grupo e comunicarem, e depois o Paypal para receber o dinheiro de cada um. A partilha desta forma era demorada e eles não conseguiam acompanhar os pagamentos”, salienta Carlos Filipe. Para tal, foi criada uma única plataforma que fosse uma rede social para conhecer pessoas de confiança para fazer a partilha, um sistema de pagamento para receber o dinheiro e o chat para comunicarem entre si.

"A Together Price criou um fluxo para o utilizador que o auxilia e o orienta a partilhar em total conformidade com as regras dos serviços de assinatura"

O serviço foi criado em 2017 em Itália e passados estes quatro anos e meio está agora presente nos Estados Unidos Espanha, Reino Unido, contando com mais de um milhão de utilizadores. “Decidimos lançar o nosso serviço em Portugal como a primeira etapa da nossa expansão europeia, depois de termos criado uma comunidade muito forte também em Espanha”.

Plataforma respeita regras e tem apoio das plataformas de streaming

Questionado sobre se a plataforma obedece a todas as regras legais de partilhas que os serviços oferecem e respetiva legalidade na sua utilização, Carlos Filipe reforça que “o ponto forte da Together Price é justamente ter construído uma plataforma que ajuda os utilizadores a partilhar corretamente”. Reforça mesmo que muitos utilizadores nem sabem quais são as regras de partilhas de cada serviço de streaming disponíveis no mercado. “A Together Price criou um fluxo para o utilizador que o auxilia e o orienta a partilhar em total conformidade com as regras dos serviços de assinatura”. Destaca ainda que a plataforma é apreciada pelas empresas de assinatura com os quais colaborou muitas vezes.

"A Together Price também ganha dinheiro com plataformas de streaming com as quais tem parcerias para promover suas assinaturas."

Para a Together Price, a sua plataforma ao fomentar a partilha legal, diminui os problemas ligados à pirataria e “os utilizadores finais ficarão felizes em pagar por assinaturas porque gastam pouco”. Em contrapartida, a plataforma ganha uma comissão por cada transação bancária que o utilizador paga ao aderir ao grupo. “A Together Price também ganha dinheiro com plataformas de streaming com as quais tem parcerias para promover suas assinaturas”.

Quanto a números, a plataforma diz que tem um milhão de utilizadores nos quatro países principais onde está presente: Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Desde que começou a testar a plataforma em Portugal, em novembro de 2021, salienta que a resposta dos portugueses foi bastante positiva, levando a empresa a apostar no país. “Em apenas dois meses já atingimos os 10 mil utilizadores, Portugal provou ser o país com maior potencial de crescimento de toda a Europa”.

together Price

A plataforma assume-se como uma ferramenta capaz de responder a dois fenómenos: um deles é a referida pirataria das séries e filmes, a outra diz respeito à fadiga das subscrições, ou seja, a frustração dos consumidores quando têm muitas assinaturas para pagar. “O Together Price ajuda as empresas com assinaturas a atingir uma meta de consumidores de baixo orçamento, que de outra forma não iriam adquirir”.

Para partilhar a sua conta, seja com amigos ou família, pode formar um grupo privado, recolhendo o dinheiro de cada membro através do envio de um link para todos. A empresa diz que pode fazer com a Netflix, Prime Video ou Apple Music, por exemplo. Por outro lado, pode partilhar uma subscrição com amigos ou conhecer novas pessoas de confiança no Together Price e formar um grupo público de partilha, possível com subscrições do HBO Max, Nintendo Switch Online ou Xbox Live Gold.

A plataforma informa todos os utilizadores quais são os requisitos da partilha de cada serviço e quais são as áreas onde é permitido fazê-lo. “Esse recurso é muito útil porque ajuda os utilizadores a partilhar sempre da maneira correta respeitando os termos de uso dos serviços”.

De forma a elevar a confiança nos utilizadores, a plataforma tem um sistema de monitorização de dados, que verifica a credibilidade de cada utilizador através do Trust Level. Este valor aumenta baseado em três fatores: o primeiro é o perfil do utilizador, as missões e os achievements de cada um. As missões são ações que os utilizadores podem fazer diretamente para aumentar o seu nível de confiança, tais como a validação por conta de email, verificação das contas de redes sociais, assim como preencher a informação no seu perfil. Já os achievements são conquistados de forma passiva, respeitando os termos e condições do serviço, assim como ser um membro fiel da comunidade Together Price.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.