O Supremo Tribunal dos EUA decidiu esta segunda-feira, dia 13 de maio, que os consumidores podem processar a Apple por conta dos termos e práticas que regulam a sua loja de aplicações. Com isto, abre-se a porta ao desenrolar de um processo que deverá levar a Apple a responder perante a justiça sob a acusação de manter um monopólio no mercado de apps.

A defesa argumentou que não existe uma transação direta entre a Apple e o consumidor, uma vez que a primeira cinge-se a disponibilizar "espaço nas prateleiras" da App Store para que os criadores possam distribuir as suas aplicações. O ponto não convenceu a justiça norte-americana, que, por considerar existir uma relação direta entre a tecnológica e o consumidor final, no que diz respeito às transações que envolvem a aquisição de apps, a empresa pode ser processada pelos utilizadores. Note que a Apple defendeu a ideia de que apenas os criadores teriam esse direito, uma vez que são eles que pagam as taxas inerentes à utilização da App Store.

Jovem processa Apple em mil milhões de dólares por "abuso" de reconhecimento facial
Jovem processa Apple em mil milhões de dólares por "abuso" de reconhecimento facial
Ver artigo

A acusação muniu-se ainda do facto de a Apple cobrar uma comissão de 30%, que é aplicada sobre as receitas geradas com a venda de apps. Tal facto pode ajudar a virar o caso a seu favor, se os decisores considerarem que a empresa mantém, de facto, um monopólio, ao obrigar os programadores a distribuírem as suas apps na App Store.

Na sequência da decisão do Supremo Tribunal, a Apple emitiu um comunicado onde escreve que a "App Store não é um monopólio". A gigante de Cupertino sublinha que a sua loja de apps é a "mais segura e confiada plataforma para os consumidores" e remata com o facto de serem os criadores quem define o preço a cobrar pela aplicação. Quando são gratuitas, a Apple não recebe qualquer valor.

"Para distribuírem o seu software, os criadores têm um vasto número de plataformas por onde escolher - desde outras lojas de aplicações, a Smart TVs, passando ainda por consolas - e nós trabalhamos todos os dias para garantir que a nossa loja é a melhor, a mais segura e a mais competitiva do mundo", pode ler-se no comunicado.