A palavra passou a integrar o inglês e tem a seguinte definição: "Fazer uma publicação no serviço da rede social Twitter". É ainda o ato de "usar o Twitter regular ou habitualmente", define a maior referência linguística do Reino Unido.



Tweet é na verdade uma palavra usada há muito na oralidade e mesmo na escrita, perfeitamente integrada no vocabulário britânico e muitos outros países. Só agora foi integrada no dicionário Oxford e mesmo assim pode não ter sido cumprida uma das regras observadas pela publicação na análise de novos termos, como admite um dos responsáveis da empresa numa nota.



Um dos critérios de análise da empresa para considerar a entrada de novos termos no seu dicionário é que a palavra já seja usada no inglês há pelo menos uma década. Neste caso estará perto disso, mas não chegará lá.



Mesmo assim Tweet que já figura nos dicionários britânicos desde 1851 para designar o som dos pássaros, ganhou um segundo significado, sinal dos tempos e do peso das redes sociais no dia-a-dia dos países onde o acesso à Internet se transformou numa commodity.



Uma curiosidade é que a palavra retweet também já figura do dicionário e teve mesmo direito a integrar oficialmente o léxico britânico mais cedo. A palavra foi incluída no dicionário em 2011. Não há explicação oficial para a diferença de critério.



Na revisão deste trimestre outros termos tecnológicos foram incluídos no dicionário, como Big Data, e-reader ou crowdsourcing.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico