Apesar dos seus 12 anos de vida, o Twitter só se tornou numa plataforma lucrativa no final do ano passado. Os 91 milhões de dólares, contudo, não foram uma ocasião única. O relatório de contas referente ao primeiro trimestre de 2018 anunciam mais um período de lucros para a rede social de Jack Dorsey, embora os valores sejam relativamente inferiores aos de outubro, novembro e dezembro de 2017. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa registou lucros de 61 milhões dólares.

Twitter já suspendeu mais de 1 milhão de contas por conteúdos terroristas
Twitter já suspendeu mais de 1 milhão de contas por conteúdos terroristas
Ver artigo

Mas as boas notícias não se cingem aos números financeiros. No domínio dos utilizadores mensalmente ativos, o Twitter também cresceu, passando dos 330 milhões para os 336 milhões. Deste grupo, apenas 5 milhões reside fora dos EUA. Em consequência, o número de utilizadores ativos aumentou em 10%.

A tecnológica justifica estes valores com a introdução de novas funcionalidades e com os esforços feitos na criação de feeds informativos e personalizados de acordo com as preferências de cada utilizador, que estão a aumentar o engagement na rede. Em adição, o documento sublinha ainda a bem sucedida luta contra os bots e trolls.

Outra das lutas que o Twitter considera ter surtido efeito nestes resultados foi a eliminação de contas falsas, responsáveis por publicar tweets automáticos em massa. Só entre janeiro e março, a empresa conseguiu eliminar 150 mil destas contas.

Os efeitos desta estratégia sentem-se sobretudo no investimento das entidades anunciantes, que tem crescido ano após ano. No último trimestre, o Twitter gerou 665 milhões de dólares com a venda de espaços publicitários. Mas o lucro, que deriva exclusivamente desta fonte de rendimento, atingiu os 61 milhões de dólares também graças à redução da carga fiscal das empresas nos EUA. Sem esta medida em vigor, o número teria ficado na casa dos 40 milhões de dólares, como sublinha a imprensa internacional.

A rede social prevê que os números se mantenham estáveis, suportando um crescimento ligeiro mas sustentado. No verão, a empresa espera conseguir capitalizar o Mundial de Futebol, depois de assinar um acordo com a Fox Sports que lhe permitirá transmitir vídeos com os melhores momentos de cada um dos jogos que se vão realizar na Rússia.