Em dois anos, foram criadas com base no Twitter 50 mil aplicações. Ryan Sarver, director do popular microblog mostra-se satisfeito com o número alcançado e aproveitou para anunciar o lançamento de uma plataforma específica para programadores.

O novo espaço incluirá, segundo a EFE, tutoriais, secção de “perguntas e respostas” e documentação de como usar as APIs do Twitter e construir aplicações.

De acordo com o avançado pelo responsável, a plataforma de aplicações deverá começar a funcionar nas próximas semanas, mas não será a única iniciativa neste sentido. Está também prevista a realização, no próximo ano, de uma conferência destinada a programadores.

O número de aplicações baseadas no Twitter cresceu exponencialmente a par da popularidade do serviço, desde que foi inaugurado em 2006 e se criou o primeiro programa em 2007. São conteúdos pensados para melhorar a experiência ou para serem usados noutros dispositivos, à margem do computador.

Uma barra para o browser Firefox, plug-ins que mostram as actualizações em tempo real no wordpress ou sintonizadores para Mac são exemplos da variedade de aplicações destinadas ao microblog.