“Estamos a par do problema que afeta várias contas”, comunicou a equipa do Twitter, acrescentando que localizaram “muito rapidamente” a fonte do ataque, originada por uma aplicação.

Tudo aconteceu há umas horas atrás, quando começaram a surgir mensagens em várias contas da rede social que começavam com uma cruz suástica e as palavras: “Alemanha nazi / Holanda nazi”. 

Nas publicações escritas em turco justificava-se o ataque como uma “pequena bofetada otomana”. Além disso, podia ler-se “voltamos a falar a 16 de abril”, fazendo a alusão ao dia do referendo que quer alargar os poderes de Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. Terminava com uma provocação: “Querem saber o que é está aqui escrito? Aprendam turco”.

O ataque informático envolveu sobretudo contas de administradores de alto nível, editores, agências governamentais, mas também de utilizadores simples.

Entre as contas pirateadas estão a do Parlamento Europeu, a da BBC da América do Norte, da Reuters para o Japão, ou da Forbes, além das agências não governamentais Unicef e Amnistia Internacional.

Os ataques estão relacionados com a detioração das relações entre a Turquia e vários países europeus, e sobretudo Alemanha e Holanda, pela oposição dos respetivos governos à presença de ministros turcos em comícios que defendam o "sim" ao reforço dos poderes do Presidente Erdogan no referendo turco de 16 de abril.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.