O YouTube e o Twitter são as plataformas sociais mais populares entre as maiores empresas do mundo, na lista elaborada pela Fortune. O canal de vídeos da Google é usado por 79% das 100 maiores, que asseguram o seu próprio canal no serviço, em regra com mais de 2 milhões de visitas e mais de 1.600 subscritores.



Face aos dados recolhidos na última edição do estudo realizado pela Burson-Marsteller, em 2011, o número representa um crescimento de 23%, dando ao serviço a maior taxa de progressão entre os diversos media sociais.



O Twitter por seu lado é o serviço social onde são gerados mais tópicos de conversa sobre estas empresas. Cada empresa foi mencionada, em média, 55.970 vezes no serviço, sendo que pelo menos 82% destas organizações asseguram uma conta na plataforma.




Uma percentagem ligeiramente inferior (79%) tem uma participação ativa no serviço, alimentando a discussão e respondendo a comentários. O número de seguidores das grandes empresas no Twitter também aumentou e atingiu uma média de 14.709, contra 5.076 no ano passado.



A mesma pesquisa revela ainda que 70% das empresas analisadas usa também o Facebook de forma ativa, respondendo aos comentários dos utilizadores. A média de gostos por página cresceu 275% de um ano para outro, atingindo os 152.646.



A colocação online de conteúdos multimédia, para partilhar nas redes sociais, é uma preocupação crescente das empresas, mostra ainda o III Estudo Global Social Media Check-up.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira