De acordo com um relatório da Platformer, o Twitter está secretamente a promover as publicações de 35 perfis. Os tweets destas contas são monitorizados e geridos sob condições especiais para que tenham mais visibilidade, segundo fontes internas.

Dos 35 nomes, 14 foram revelados por Zoë Schiffer, editora chefe da Platformer. Joe Biden, Lebron James, o youtuber Mr. Beast, a política norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez, o conservador Ben Shapiro e Elon Musk são os mais notórios.

Elon Musk anuncia que apenas contas verificadas vão ser listadas no feed de recomendações do Twitter
Elon Musk anuncia que apenas contas verificadas vão ser listadas no feed de recomendações do Twitter
Ver artigo

O portal sublinha que uma equipa de engenheiros do Twitter terá assegurado que estas contas não eram afetadas pelo algoritmo da rede social que impede, por exemplo, que seja dado destaque a um conjunto de tweets publicados em série. Desta feita, as contas contornam as limitações impostas e ganham uma espécie de prioridade face às restantes.

Esta notícia surge depois de a Platformer ter reportado uma outra situação semelhante, protagonizada por Musk, em que este terá pedido a um outro grupo de engenheiros que desse mais visibilidade aos seus posts. A mesma publicação relata que o empresário reforçou esta exigência, no passado mês de fevereiro, depois de um dos seus tweets de reação ao Super Bowl ter registado menos impressões que o de Joe Biden.

A empresa foi contactada pelo Insider para comentar a notícia, mas não chegou à fala com a plataforma.