No ano passado, o Twitter começou a testar uma nova funcionalidade que encorajava os utilizadores a pensarem duas vezes antes de fazerem uma publicação ofensiva ou potencialmente prejudicial para outras pessoas. Agora, a empresa liderada por Jack Dorsey vai expandi-la a todos os utilizadores do Twitter em iOS e Android que usem a aplicação em inglês.

No seu blog oficial, o Twitter indica que fez uma série de melhorias à funcionalidade baseadas no feedback que recebeu ao longos dos testes. O sistema desenvolvido verifica se a resposta a uma determinada publicação tem palavras que sejam semelhantes a termos denunciados como ofensivos. Caso haja uma correspondência surgirá um aviso a perguntar ao utilizador se quer fazer uma revisão, eliminá-la ou enviá-la tal como está.

Twitter | Funcionalidade de avisos nas respostas
créditos: Twitter

A empresa explica, que nos testes iniciais, por vezes alguns internautas recebiam os avisos, embora não estivessem a publicar nada ofensivo. De acordo com o Twitter, os algoritmos ainda têm alguma dificuldade em diferenciar situações mais sarcásticas ou até piadas. Porém, a rede social tem vindo a trabalhar para resolver os erros de deteção.

Ao longo do período de testes foi possível verificar que, ao receberem um aviso, 34% das pessoas acabaram por rever as suas respostas originais ou decidiram não as enviar. Depois de receberem apenas um aviso, os utilizadores escreveram, em média, menos 11% de respostas ofensivas.

Entre as melhorias incluídas pela empresa destacam-se, por exemplo, uma maior consideração pela relação entre o autor do Tweet e quem está a escrever uma resposta, ajustes à tecnologia para detetar com mais exatidão linguagem ofensiva, ou ainda novas formas de os utilizadores darem feedback à rede social.

Twitter | Funcionalidade de avisos nas respostas
créditos: Twitter

O Twitter afirma que vai continuar a explorar a forma como os avisos e outras formas de intervenção podem encorajar os utilizadores a terem conversas mais saudáveis na plataforma. “As nossas equipas vão também recolher feedback das pessoas que receberam avisos à medida que expandimos a funcionalidade a outras línguas”, indica a empresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.