O Twitter quer desenvolver um novo tipo de rede social onde o controlo deixa de estar nas mãos das empresas e passa a pertencer aos utilizadores. O projeto Bluesky quer criar um “protocolo aberto e descentralizado para redes sociais”. A proposta poderá transformar não só a forma como a empresa opera, mas também apresentar novos desafios no que toca à moderação e à presença de conteúdo violento ou impróprio na nova rede social.

Acabaram-se os anúncios políticos no Twitter
Acabaram-se os anúncios políticos no Twitter
Ver artigo

O CEO da empresa, Jack Dorsey, elucidou os motivos por trás da decisão de criar o projeto Bluesky numa série de mensagens no seu Twitter. De acordo com o responsável, as soluções apresentadas por redes sociais centralizadas para lidar com os novos desafios do mundo online, como a disseminação de informação falsa, não estão a ser suficientes para resolvê-los. Além disso, os seus valores estão a alterar-se, passando “do alojamento e remoção de conteúdo para a recomendação de algoritmos” orientados para a publicação de conteúdo que gera controvérsia.

O novo projeto do Twitter toma inspiração no modo de funcionamento por trás do correio eletrónico. O protocolo permite a quem o usa, criar o seu próprio serviço de email capaz de comunicar com outros utilizadores. Por contraste, o mesmo não acontece em redes sociais centralizadas como o Facebook ou até o Twitter, uma vez que se encontram em plataforma fechadas.

De acordo com Jack Dorsey, o Twitter vai financiar uma equipa de engenheiros, programadores e designers para levar a cabo o projeto Bluesky. Embora ainda não tenha começado a ser desenvolvido, a proposta depara-se já com alguns possíveis desafios. O facto de ser uma plataforma descentralizada poderá tornar a moderação de conteúdo, em especial aquele que é mais violento ou impróprio, ainda mais difícil. O responsável pela rede social está ciente das questões problemáticas que o caminho para a descentralização apresentará e afirma que será necessário manter uma abordagem focada na transparência.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.