O Twitter anunciou que vai aumentar o seu limite de 140 caracteres nas mensagens privadas para 10 mil caracteres, permitindo aos utilizadores ter conversas mais longas na rede social sem precisarem de enviar várias mensagens.



Até agora, o limite de caracteres nas mensagens diretas era igual ao fixado para os tweets públicos, forçando os utilizadores a enviar várias mensagens de seguida caso não conseguissem se quisessem manter uma conversa mais longa.



A alteração tem efeitos a partir de julho e é encarada como uma forma de tentar cativar os utilizadores para se manterem na plataforma, sem a necessidade de a trocar por aplicações como o Facebook Messenger para uma interação mais prolongada.



"Deve estar a perguntar-se o que significa esta mudança para a vertente pública do Twitter. Nada!", escreveu Sachin Agarwal, responsável pelas mensagens diretas da rede social, no blog Twitter Developers. "Os Tweets vão continuar a ter os 140 caracteres que têm hoje", afirmou.



A novidade chega depois de o Twitter ter introduzido em abril uma nova opção que permitia aos utilizadores receber mensagens privadas de pessoas que não seguem. Antes, a opção só estava disponível para utilizadores que se seguiam mutuamente na rede social.



O Twitter tem estado numa roda-viva de alterações. Recentemente também renovou a página de autenticação e apertou o cerco aos chamados trolls. Outra novidade foi o lançamento de uma aplicação de transmissão de vídeo em direto, a Periscope, que tem dado que falar.