Já são conhecidas as novas regras impostas pelo Twitter aos programadores de aplicações que pretendem usar o serviço. A implementação tem arranque previsto para as próximas semanas.



Mais controlo na utilização das apps, um doseamento no número de utilizadores que cada app pode ter e novas regras de autenticação para programadores constituem os principais eixos das novas orientações que a empresa vai impor na sua Interface de programação (API).



Num documento publicado no seu blogue para programadores, o Responsável de Produto Michael Sippey afirma que o Twitter pretende racionalizar o seu próprio negócio, colocando limites, à partida, ao número de aplicações associadas ao seu serviço, bem como ao número de utilizadores que tiram partido dessas aplicações - que, de acordo com a empresa, ultrapassa já o milhão de apps registadas.



Traduzido em medidas concretas, as novas regras vão começar por impor que cada programador que use a sua API tenha que se autenticar na respetiva plataforma. A empresa alega que, desta forma, será possível "prevenir a utilização maliciosa da API e perceber que tipos de aplicações estão a usar o serviço" - refere Michael Sippey - defendendo também que esta medida permitirá perceber o tipo de atividade na API do Twitter e, desta forma, "ir ao encontro das necessidades dos programadores".



Por outro lado, cada app desenvolvida por terceiros passará a ter um limite de 100 mil utilizadores, sendo possível duplicar este número, mas apenas com autorização do próprio Twitter. A partir daí, o programador apenas poderá fazer a manutenção da app, sem possibilidade de a fazer crescer.



As novas regras a aplicar sobre a nova API do Twitter conferem seis meses aos programadores para fazerem as mudanças necessárias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.