O Twitter vai testar uma nova forma de indicar aos utilizadores se violaram as regras da plataforma e se as suas contas foram suspensas ou se as funcionalidades a que têm acesso foram limitadas. Para já, a funcionalidade vai começar a ser testada junto de um grupo limitado de utilizadores da aplicação para Android e iOS, assim como da plataforma online.

De acordo com a empresa liderada por Jack Dorsey, caso uma conta não cumpra as regras da plataforma surgirá um aviso a detalhar que medidas que foram tomadas. No caso de uma suspensão permanente, os utilizadores, que ficam impossibilitados de fazer Tweets, Retweets, de gostar de publicações ou de criar novas contas, têm a possibilidade de contestar a decisão.

Twitter | Nova funcionalidade de alerta
créditos: Twitter

Já no caso das contas cujas funcionalidades foram limitadas após uma revisão por parte da empresa, os utilizadores podem voltar a aceder às mesmas depois de uma semana, embora o processo possa demorado consoante a gravidade da situação.

Em declarações ao website The Verge, um porta-voz do Twitter explica que a decisão surge após a empresa recebido feedback de vários utilizadores a indicar que só se tinham apercebido de que as suas contas tinham sido suspensas ou limitadas ao tentarem fazer publicações ou seguir novas contas.

Utilizadores do Twitter passam a poder limitar respostas às suas publicações 
Utilizadores do Twitter passam a poder limitar respostas às suas publicações 
Ver artigo

Ainda em julho, o Twitter deu a conhecer, através do seu mais recente relatório de transparência, relativo ao segundo semestre de 2020, que tomou medidas em relação a 964,459 contas devido a comportamentos abusivos.

O valor representa um aumento de 142% face ao primeiro semestre desse ano. No que toca à publicação de conteúdos de ódio, a empresa tomou medidas em relação a 1.126.990 contas, num aumento de 77% face ao primeiro semestre de 2020.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.