Twitter acrescentou uma nova opção à funcionalidade que permite controlar quem pode responder aos tweets feitos pelos utilizadores. No verão passado a empresa tinha disponibilizado já a hipótese de indicar quem podia responder a publicações, antes de o utilizador as fazer. Agora junta à opção a possibilidade de definir quem pode responder, também aos tweets que já foram publicados.

A opção está disponível no menu na parte direita do ecrã, na zona superior da publicação, onde passa a ser possível escolher alternativas em “alterar quem pode responder”, mesmo para publicações que já estavam à vista de qualquer utilizador.

Nova funcionalidade do Twitter impede que os “trolls” respondam aos seus tweets
Nova funcionalidade do Twitter impede que os “trolls” respondam aos seus tweets
Ver artigo

A possibilidade de controlar quem pode interagir com as publicações foi testada pelo Twitter até agosto do ano passado, altura em que a empresa passou a disponibilizá-la a todos os utilizadores, mas apenas para tweets que ainda não tinham sido publicados.

A medida foi apresentada como mais um esforço da rede social para contribuir para um nível saudável de debate na plataforma e uma forma de ajudar a controlar interações tóxicas e que pouco contribuem para a troca de ideias.

O utilizador pode escolher entre deixar as suas publicações abertas a comentários de todos os utilizadores, apenas a seguidores ou só a pessoas mencionadas na publicação em questão.

Recorde-se que em junho, a empresa tinha também anunciado que está a trabalhar em ferramentas que vão passar a permitir aos utilizadores terem um maior controlo sobre as menções ao seu perfil nas publicações de terceiros.