David Okuniev considera que a maior parte dos sistemas de inquérito e formulários online são aborrecidos. Foi então que decidiu trazer "alguma vida" a estas ferramentas e colocou todo o conhecimento que tinha adquirido em trabalhos anteriores, sobretudo na área do design, para criar o Typeform.

Esta plataforma online é também uma ferramenta de construção simplificada, por blocos, de um inquérito online. A diferença nos resultados finais faz-se sentir ao nível do aspeto dos formulários, da capacidade apelativa dos mesmos e sobretudo, na maior capacidade de gerar respostas.

Como contou David Okuniev, diretor executivo da empresa, em conversa com o TeK, o Typeform tem uma taxa de inquéritos completos, onde foram dadas respostas a todos os pontos de análise, de 55%. Este valor, assegura, é bastante superior ao de outras ferramentas do mesmo segmento.

O Typeform tem ainda a vantagem de ser multidispositivo, isto é, consegue adaptar-se com grande facilidade aos ecrãs dos smartphones e tablets. Para já a prioridade não é desenvolver aplicações móveis, mas eventualmente o futuro da ferramenta também pode passar pelas apps, revelou o CEO.

O projeto já está em desenvolvimento há ano e meio e só no início de 2014 é que o Typeform vai sair da sua forma beta.

Na equipa de 13 pessoas da empresa metade são espanhóis. Mas há um português no meio. Chama-se Pedro Magriço e é o responsável pelo marketing online da empresa.

Pedro Magriço precisou de uma ferramenta de inquéritos, pesquisou online e encontrou o Typeform. Gostou do conceito e da dinâmica do serviço, pesquisou mais sobre o projeto e candidatou-se para a posição. Até ser recrutado foram dois passos.
Portugal ainda não é um mercado significativo, mas o "português" já tem algum peso, muito às custas do Brasil. Apesar de a plataforma ainda não estar disponível na língua portuguesa, os utilizadores já podem construir inquéritos em português.

Mas criar ferramentas que simplificam atos que por norma são complicados é uma tarefa hercúlea para a equipa do Typeform. Por este mesmo motivo é que 10 dos 13 elementos da equipa são programadores.

Equiparado muitas vezes ao Prezi - que democratizou uma forma alternativa de fazer apresentações além do PowerPoint -, a Typeform não quer rivalizar por exemplo com o Google Docs. "Queremos chegar ao maior número possível de pessoas e reinventar os formulários". Foram estes os objetivos traçados por David Okuniev.

O Typeform é grátis, mas vai haver uma pacote de subscrição que permite aceder a funcionalidades extra, como um controlo mais prolongado das estatísticas que o inquérito está a gerar. Os formulários criados podem ser embutidos nas páginas Web ou podem ser enviados como links próprios.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico