David Okuniev considera que a maior parte dos sistemas de inquérito e formulários online são aborrecidos. Foi então que decidiu trazer "alguma vida" a estas ferramentas e colocou todo o conhecimento que tinha adquirido em trabalhos anteriores, sobretudo na área do design, para criar o Typeform.

Esta plataforma online é também uma ferramenta de construção simplificada, por blocos, de um inquérito online. A diferença nos resultados finais faz-se sentir ao nível do aspeto dos formulários, da capacidade apelativa dos mesmos e sobretudo, na maior capacidade de gerar respostas.

Como contou David Okuniev, diretor executivo da empresa, em conversa com o TeK, o Typeform tem uma taxa de inquéritos completos, onde foram dadas respostas a todos os pontos de análise, de 55%. Este valor, assegura, é bastante superior ao de outras ferramentas do mesmo segmento.

O Typeform tem ainda a vantagem de ser multidispositivo, isto é, consegue adaptar-se com grande facilidade aos ecrãs dos smartphones e tablets. Para já a prioridade não é desenvolver aplicações móveis, mas eventualmente o futuro da ferramenta também pode passar pelas apps, revelou o CEO.

O projeto já está em desenvolvimento há ano e meio e só no início de 2014 é que o Typeform vai sair da sua forma beta.

Na equipa de 13 pessoas da empresa metade são espanhóis. Mas há um português no meio. Chama-se Pedro Magriço e é o responsável pelo marketing online da empresa.

Pedro Magriço precisou de uma ferramenta de inquéritos, pesquisou online e encontrou o Typeform. Gostou do conceito e da dinâmica do serviço, pesquisou mais sobre o projeto e candidatou-se para a posição. Até ser recrutado foram dois passos.
Portugal ainda não é um mercado significativo, mas o "português" já tem algum peso, muito às custas do Brasil. Apesar de a plataforma ainda não estar disponível na língua portuguesa, os utilizadores já podem construir inquéritos em português.

Mas criar ferramentas que simplificam atos que por norma são complicados é uma tarefa hercúlea para a equipa do Typeform. Por este mesmo motivo é que 10 dos 13 elementos da equipa são programadores.

Equiparado muitas vezes ao Prezi - que democratizou uma forma alternativa de fazer apresentações além do PowerPoint -, a Typeform não quer rivalizar por exemplo com o Google Docs. "Queremos chegar ao maior número possível de pessoas e reinventar os formulários". Foram estes os objetivos traçados por David Okuniev.

O Typeform é grátis, mas vai haver uma pacote de subscrição que permite aceder a funcionalidades extra, como um controlo mais prolongado das estatísticas que o inquérito está a gerar. Os formulários criados podem ser embutidos nas páginas Web ou podem ser enviados como links próprios.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.