O governo francês ganhou o aval da Comissão Europeia para o financiamento em 99 milhões de euros do programa de investigação e desenvolvimento do projecto QUAERO, no qual trabalham 23 empresas lideradas pelo grupo Thomson.



O objectivo desta iniciativa é construir uma plataforma de pesquisa europeia capaz de fazer frente à supremacia do Google, o principal motor de busca online, suportada por tecnologias de ponta que permitam o "processamento de conteúdos multimédia digitais", frisou a comissária europeia Neelie Kroes.



O programa QUAERO R&D vai representar um investimento de 99 milhões de euros nos próximos cinco anos e estará focado em tecnologias que permitam o processamento automático de palavras, linguagem, música, imagens e vídeo.



Apesar dos esforços, Neelie Kroes indica que o investimento representa uma aposta que poderá não ter efeito, quer pelos interesses divergentes de cada interveniente no projecto quer pela incerteza dos resultados, pelo que todas as empresas deverão canalizar os seus interesses na iniciativa e nos projectos de I&D, respeitando sempre a concorrência.



Esta iniciativa QUAERO surge no âmbito do programa de investigação Theseus, uma iniciativa que estuda novas tecnologias de pesquisa para uma Internet de nova geração e que conta com um investimento de 120 milhões de euros que serão aplicados por grandes e pequenas empresas envolvidas no consórcio até 2011.



Notícias Relacionadas:

2007-07-20 - Europa canaliza 120 milhões de europeus para investigar novas tecnologias de pesquisa

2006-02-01 - Quaero quer igualar páginas indexadas no Google em seis meses