
A União Europeia está a promover o portal Open Data, um agregador de estudos e dados públicos dos países europeus. Lançado em dezembro passado, entra agora em fase beta "reforçada" e de experimentação. No site já existem mais de 5.800 conjuntos de dados, a esmagadora maioria dos quais provenientes do Eurostat.
O lançamento do Open Data antecede as comemorações da terceira edição internacional do Open Data Day que se comemora sábado, dia 23 de fevereiro. O organismo europeu espera que o sítio online funcione como uma plataforma de pesquisa simplificada para todos os que precisam de aceder a dados de âmbito europeu e que digam respeito a vários departamentos da Comissão.
A UE acredita assim estar a quebrar "barreiras para a informação" e a contribuir para o desenvolvimento de atividades e empresas que façam uso de dados informativos.
Apesar de o número de dados disponíveis ainda não ser grande, a UE espera que a maior participação de algumas entidades, como a Agência Ambiental, ajude a catalisar o interesse de outros organismos.
O objetivo final é criar um "agregador de dados pan-europeus", pode ler-se num comunicado da UE. Abertura e transparência são dois conceitos que o organismo espera promover com a plataforma. O desenvolvimento do Open Data é um dos objetivos definidos na Agenda Digital para 2020.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários