
O número global de internautas deverá atingir os dois mil milhões até ao final de 2010, estima um relatório da ITU- International Telecomunication Union, divulgado hoje. De acordo com o documento, um terço da população mundial terá acesso à Internet ainda este ano.
Segundo os valores apresentados pela agência das Nações Unidas para as comunicações, o número de utilizadores da rede duplicou nos últimos cinco anos, tendo sido registado um crescimento de 226 milhões só este ano.
No países desenvolvidos a taxa de utilizadores de Internet será, por isso, de 71 por cento, quando este ano terminar, mas a ONU realça a necessidade de democratizar o acesso nos países em desenvolvimento, onde a percentagem de internautas se situa nos 21 por cento.
Na análise por regiões, a Europa consegue assegurar a ligação à rede de 65 por cento da população, mas o quadro ainda apresenta grandes variações geográficas. Nas Américas, 55 por cento das pessoas têm acesso à Internet, enquanto em África o número não vai além dos 9,6 por cento e na Ásia/Pacífico fica-se pelos 21,9 por cento.
De entre os 226 milhões que em 2010 ingressaram o grupo dos cidadãos "online", 162 milhões pertencem a países em desenvolvimento, locais onde a organização diz ser necessário de acelerar o processo de expansão de uma ferramenta que (mais uma vez) classificada de "vital" para o crescimento económico.
A ITU reafirmou a importância da banda larga neste contexto, devendo o investimento recair sobre este serviço. "A banda larga será o próximo ponto de inflexão, a próxima tecnologia verdadeiramente transformadora", nas palavras do secretário geral da agência para as comunicações, Hamadoun Touré - que voltou identificá-la como a tecnologia capaz de "gerar empregos, crescimento da produtividade e aumento da competividade".
De acordo com a agência este tipo de ligação registou um forte aumento de subscritores durante o ano que passou, estimando-se que no final de 2010 a sua penetração seja de 8 por cento, a nível mundial: 4,4 nos países em desenvolvimento e 24,6 por cento nos desenvolvidos.
O estudo contempla também o número de utilizadores de telefones móveis, que actualmente já representam 90 por cento da população mundial, devendo chegar aos 5,3 mil milhões de subsscritores no final de 2010.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários