Uma Internet mais rápida, mais segura e mais estável: é isto que promete trazer o novo procotolo HTTP/2, que irá substituir o HTTP/1.1, desenvolvido em 1999. O grupo de trabalho Internet Engineering Task Force viu hoje aprovado o novo protocolo, mas ainda terá de esperar até que este seja totalmente implementado na Internet, contando já com algumas objeções por parte de algumas das principais tecnológicas.

Inventado em 1990, o Hypertext Transfer Protocol é um sistema de comunicação que permite aos browsers fazer a transferência de sites a partir dos servidores, para que estes cheguem ao consumidor final. Desde a sua criação que poucas alterações se têm verificado, tendo a última sido efetuada há 16 anos, com a chagada do HTTP/1.1.

Esta quarta-feira, o grupo liderado por Mark Notthingham tornou público o fim do desenvolvimento do HTTP/2. Segundo o The Verge, esta atualização surge com base no SPDY, um protocolo desenvolvido pela Google, entretanto descontinuado, que otimiza uma série de processos de comunicação para tornar a navegação mais rápida.

Para além de uma maior eficiência, o novo protocolo promete também trazer um maior nível de segurança, mas é aqui que os problemas começam. O modelo de encriptação seria baseado em TLS (Transport Layer Security), antigamente conhecido como SSL, mas esta proposta foi rejeitada, o que não agrada a algumas gigantes tecnológicas, como a Google e a Mozilla, detentoras daqueles que são alguns dos principais browsers do mercado.

Ainda que estas sejam excelentes notícias para os internautas, a verdade é que será preciso esperar meses, ou até mesmo anos, até que este novo protocolo seja completamente implementado na World Wide Web.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.