Matthew Rothenberg é um artista que tem usado as novas tecnologias como forma de expressão. O seu mais recente projeto está a tornar-se bastante conhecido por desafiar de certa forma a Google e outras grandes tecnológicas que são um garante de conteúdos na Internet.

O norte-americano decidiu criar um site que estava programado para desaparecer assim que fosse indexado pelo motor de pesquisa Google. A página esteve online apenas três semanas e desapareceu no dia 24 de fevereiro.

Quer isto dizer que o site Unindexed, como é apelidado, é um dos mais falados da atualidade e já nem sequer existe. Mas o objetivo do artista acabava por ir um pouco neste sentido: a ideia é deixar os internautas a pensar sobre as implicações do que é "estar online" e sobre o que isso pode significar para as suas vidas.

Na página Unindexed os utilizadores podiam fazer comentários sem se preocuparem com o que iria ficar para a eternidade, pois o projeto estava previsto desaparecer.

Pouco mais de duas dezenas de pessoas sabiam sobre o projeto pois caso o link do site fosse publicado numa rede social como o Facebook ou o Twitter, a atenção do Google iria despertar e fazer acelerar o processo de indexação.

Por este mesmo motivo Matthew Rothenberg apresentou o projeto através de um conjunto de cartões, para que a informação sobre o mesmo não pudesse ser processada pelos "crawlers" da gigante dos motores de busca.

[caption]Nome[/caption]

Ou seja: quanto mais interesse houvesse no projeto, mais condenado ao desaparecimento estaria. No entanto em nenhum momento foi dito aos utilizadores do site que não deviam promovê-lo, apenas lhes foi dito que se o fizessem, isso acabaria com o projeto.

"Aprendemos a ter muito cuidado e a mediar a forma como comunicamos online e as pessoas não se sentem realmente livres. Fiquei curioso, se eu criasse um espaço onde as pessoas podiam falar sem a sensação de que estão a ser gravadas constantemente, o que aconteceria", questionou-se o artista em entrevista à PCWorld.

Curioso é o facto de mesmo antes de ter sido finalmente indexado pela Google, o site de Matthew Rothenberg foi invadido por spam, de internautas que publicavam sempre os mesmos comentários.

Mas esta não precisa de ser uma experiência e expressão de arte única. O responsável pelo projeto depositou todo o código-fonte do seu trabalho no Github, ficando assim acessível a milhões de internautas e programadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico