A Universal Music anunciou que permitirá a venda de músicas em formato MP3 sem que estas possuam qualquer tipo de protecção anti-cópia, os conhecidos DRM. De acordo com o New York Times, a medida deverá começar a ser implementada faseadamente ao longo dos próximos meses e até Janeiro do próximo ano.



Ao longo do período experimental, a Universal irá verificar se esta prática minimiza as taxas de pirataria observadas e irá definir quais as políticas de utilização a aplicar, os preços de venda das músicas, entre outras medidas a adoptar quando a estratégia se tornar efectiva.



A distribuição das músicas sem protecção acontecerá de forma gratuita ao longo dos próximos meses através das plataformas Amazon, Realnetworks e Wal-Mart, para além das habituais páginas oficiais dos artistas.



De fora fica a loja online da Apple - o iTunes - que há pouco tempo decidiu abolir a utilização de DRM nos conteúdos que vende criando o iTunes Plus. Os preços das músicas sem protecção vendidas neste serviço fixam-se nos 1,29 dólares ao invés dos 99 cêntimos de dólar habituais das músicas protegidas.




Notícias Relacionadas:

2007-07-02 - Universal Music rejeita novo contrato a longo prazo com iTunes

2007-05-30 - iTunes sem DRM já está disponível

2006-11-20 - Protecção de direitos de autor leva Universal Music a processar MySpace

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.