A Universal Music Group, uma das cinco grandes empresas discográficas actualmente existentes, vai colocar online o conteúdo de 1.000 dos seus 11 mil álbuns através da EMusic.com, uma unidade da Vivendi Universal Net USA, pertencente ao mesmo grupo da Universal.



Por um valor mensal situado entre os 10 e os 15 dólares, os subscritores do serviço poderão agora aceder às faixas de álbuns de B.B. King, Joe Cocker ou Stevie Wonder, entre outros - um sinal claro de que a empresa optou por começar a oferecer conteúdos musicais menos populares e mais antigos.



Contrariamente às outras iniciativas anunciadas nos últimos seis meses, a parceria da Universal com a Emusic.com - um serviço de download de música com mais de 200 mil títulos disponíveis - dá aos clientes direitos de aquisição sobre as músicas, tal como se estas tivessem sido compradas num CD. Isto significa que os utilizadores poderão armazenar as faixas e transferir as mesmas para CDs ou leitores de música portáteis, utilizando o popular formato MP3.



Um dos desafios que se apresentam às empresas de música ao colocarem os seus títulos online é a negociação de novas taxas de licenciamento com os artistas e com as editoras. Ao que tudo indica, a Universal estabeleceu taxas menores para as vendas online do que as estabelecidas para as vendas nas lojas reais.



Em dois anos de existência, a EMusic já estabeleceu acordos com cerca de 90 companhias discográficas independentes. O acordo com a Universal assinala a sua primeira parceria com uma grande empresa discográfica, mas de acordo com os responsáveis da EMusic, existem outras em negociação para o fornecimento de serviços similares.



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