A Universidade de Coimbra anuncia amanhã os detalhes de uma parceria com a Google que a tornará a primeira universidade portuguesa a integrar a Biblioteca Digital, o polémico projecto da empresa de Internet que pretende tornar pesquisáveis na rede o espólio de bibliotecas e editoras de todo o mundo.



O projecto, cujos custos são suportados na totalidade pela Google, vai juntar à biblioteca digital que a empresa vem criando desde 2006 600 obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, muitas delas escritas por professores e editadas pela própria biblioteca, no período em que funcionou como editora.



De acordo com o Público, que avança a notícia, os textos incluídos nos 600 documentos deverão estar em breve pesquisáveis no site do projecto, que enfrentou várias críticas de editoras e associações de direitos de autor, que consideravam esta disponibilização online uma forma de violar direitos.



A Google adaptou o projecto, garantindo uma maior defesa de críticas e enquadramento legal. As obras que não estão no domínio público só são publicadas em excertos. Por outro lado, só são publicadas na íntegra as obras do domínio público.



A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra gere mais de um milhão de volumes e não esconde a intenção de fazer avançar o projecto para um número maior de obras, com a Google ou com outra empresa que aceite a parceria, disse um responsável da instituição ao Público. Uma das possibilidades seria a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina com cerca de 200 mil obras datadas dos séculos XVI a XIX.

Nota de Redacção [10-07-2008 16:32]: A apresentação da parceria na Universidade de Coimbra acabou por ser adiada, mas o responsável português da Google confirmou os detalhes do acordo na apresentação de outra parceria, nesta caso com a editora Leya.



Notícias Relacionadas:

2007-05-22 - Google acrescenta mais 800 mil obras à sua biblioteca digital

2006-08-30 - Biblioteca online da Google permite o download de livros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.