A Emma – The Sleep Company realizou um inquérito a 500 portugueses sobre o comportamento do uso de smartphones na hora de se deitar. Os dados apontam que mais de 50% dos inqueridos não acreditam que a utilização do telemóvel antes de dormir tenha impacto na sua experiência de sono. E que mais de um quinto faz pelo menos um “scroll” final, num período entre 30 a 60 minutos antes de se deitar.

A especialista alemã afirma que este comportamento tem impacto na qualidade do sono das pessoas. E para o provar, lança um desafio “Desconecta. Dorme Bem, Reconecta” aos portugueses no Dia Mundial do Sono, a 17 de março, a desligarem os equipamentos antes de irem para a cama, de forma a quebrar as rotinas incorretas e melhorar a experiência de sono dos envolvidos.

Este hábito foi adquirido devido às notificações push geradas pelas aplicações e redes sociais, que se tornam viciantes “e com a necessidade de obter a dopamina gerada por estes fatores”. A empresa firma ainda que os sintomas de abstinência podem surgir mesmo quando não se utiliza o telemóvel durante algum tempo.

Segundo Theresa Schnorbach, líder da equipa de investigação da Emma – The Sleep Company, embora os estudos não concordem inteiramente sobre se a luz brilhante desperta os utilizadores, os cientistas e entrevistados concordam que o conteúdo consumido são motivo para os manter acordados, adiando o descanso. A especialista aconselha dessa forma a colocar o telemóvel de lado no início da noite e optar por ler um livro, tomar um banho quente ou fazer exercícios de relaxamento para ajudar a melhorar a experiência de sono.

Relativamente ao desafio, este tem uma duração de 10 dias, com três objetivos que os participantes devem cumprir. A primeira regra é deixar o smartphone fora do quarto onde dorme. O segundo é escolher dois momentos por dia para desconectar e fazer outra coisa que goste. Por fim, a partir das 20h30 deve ativar o “modo de sono”, ou seja, desligar todas as notificações do equipamento. E a empresa diz que tem prémios para os cinco participantes mais criativos a demonstrar que seguiram as regras do desafio. Mais sobre o mesmo no seu endereço oficial.