Em tempo de férias escolares o computador torna-se um dos meios de entretenimento preferidos pelos jovens. Desta forma, a Agência de Qualidade da Internet alerta os pais para os perigos a que os filhos estão expostos durante as horas de navegação, aconselhando-os a supervisionar as páginas que estes consultam.



Doménec Sesmilo, presidente do IQUA, citado pelo jornal El Mundo, refere que "não se deve deixar um menor navegar na Internet sozinho. Isso é o mesmo que abandoná-lo sozinho durante a noite na rua".



O responsável refere que nem tudo aquilo que os jovens encontram na Internet é educativo uma vez os menores podem ter acesso a conteúdos ilegais ou ser alvo de assédio por parte de desconhecidos.



Os riscos que as crianças correm ao navegar na Web é alvo de preocupação não só dos pais como também de diversas organizações em todo o mundo. Desta forma, são várias as entidades que actuam na área da segurança online por forma a tornar a Internet um espaço seguro para os mais novos.



No âmbito de um piloto integrado no Plano de Acção para a Utilização Segura da Internet, financiado pela Comissão Europeia em 1999, os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens é dividido em três áreas: "Conteúdos", "Contactos" e "Comércio". Dentro destas categorias é necessário ter especial atenção para as práticas ilícitas que facilmente poderão atrair os mais novos.



Diversos estudos efectuados recentemente mostraram que o uso excessivo da Internet está directamente relacionado com a alteração dos comportamentos sociais dos utilizadores, outro motivo pelo qual as crianças e os jovens deverão ter o acesso à rede supervisionado.



Desta forma, para além de controlar as actividades online dos menores através de software avançado - que podem ajudar a filtrar conteúdos ofensivos ou monitorizar os sites visitados - é essencial que pais e professores estejam preparados, mantendo-se sempre a par dos desenvolvimentos mais recentes.

Notícias Relacionadas:

2006-05-28 - Dependência da Internet provoca isolamento e negligência da vida pessoal

2002-05-02 -Protecção de menores na Net sem solução tecnológica eficaz

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.