Os ISPs norte-americanos e de outros países estão a colocar em risco a segurança dos clientes que se enganam a digitar os endereços que pretendem visitar online em troca de lucros extra.



De acordo com Dan Kaminsky, especialista em segurança citado pela imprensa internacional, os fornecedores de Internet estão a permitir que os utilizadores sejam direccionados para uma página de anúncios cada vez que se enganam a escrever um domínio. O que acaba por acontecer é que, ao invés de aparecer uma página de erro, os internautas são direccionados para uma página mantida por uma empresa britânica que colabora com os ISPs, a Barefruit, responsável pela introdução dos banners apresentados e pelas sugestões de domínios verdadeiros a que o internauta possa querer aceder.



O perigo, segundo Dan Kaminsky, começou quando se detectaram vulnerabilidades nos servidores da Barefruit. Estas falhas permitem que utilizadores mal intencionados lancem ataques e coloquem na página publicitária apresentada links ou banner que escondem ligações a sites maliciosos.



O que tem levantado maior controvérsia é o facto da Barefruit dividir os lucros da publicidade apresentada com ISPs e anunciantes, o que leva o especialista a acreditar que estes casos de permissão são uma fonte de rendimento para os fornecedores de Internet, mesmo colocando a segurança dos seus clientes em risco.



Ao que tudo indica, as falhas de segurança da empresa britânica já foram corrigidas mas desconhece-se se estes esquemas fizeram, ou não, vítimas com prejuízos substanciais.



Notícias Relacionadas:

2008-04-17 - 80% dos sites de pedofilia fazem-se passar por páginas comerciais