Se está a pensar fazer compras online na Amazon, tenha atenção que a empresa subiu os valores mínimos do total da encomenda para que os portes de entrega sejam gratuitos. Para que não lhe seja aplicada a taxa de transporte precisa de gastar mais na loja, caso não tenha aderido ao programa Amazon Prime, que entre os benefícios garante portes grátis para qualquer valor da encomenda. O valor da mensalidade é de 4,99 euros ou 49,90 por ano.

Para quem não tem Prime, se antes o valor mínimo por encomenda era de 29 euros, agora terá de juntar um total de produtos no carrinho de compras que somem 35 euros. Se as suas compras forem livros, excecionalmente bastará um mínimo de 19 euros no valor total da encomenda para não pagar o seu transporte.

Como é explicado na página de apoio ao cliente sobre as taxas de envio para Portugal, considerando que faz as compras na Amazon Espanha, caso não some o valor mínimo, os portes de transporte são de 1,99 euros para livros e todos os outros produtos terá de pagar 2,99 euros. Se for assinante Prime, não tem de pagar portes em nenhuma encomenda. A Amazon também oferece portes grátis na primeira encomenda feita pelos utilizadores.

A empresa diz que o tempo de entrega será de três dias úteis após o envio, incluindo sábados, “em quase todos os envios para Portugal continental”. Os prazos dependem sempre do stock e a localização do produto, mas os clientes são avisados com a data prevista de entrega durante a finalização da compra. No caso de entregas Premium, garantindo a chegada dois dias depois do envio, incluindo sábados, para moradas qualificadas, os portes para os livros são de 2,99 euros e 4,99 euros para todos os outros produtos. Mais uma vez, os membros Prime não pagam.