O Facebook anunciou esta terça-feira uma funcionalidade que vai permitir às pessoas reportar notícias falsas e anúncios enganadores que apareçam nas suas cronologias. Esta será mais uma opção de filtragem para dar um maior controlo aos utilizadores.



Se é utilizador do Facebook, já se terá certamente deparado com notícias a divulgar o falecimento de alguém - como aconteceu a com Cesar Milan, o "encantador de cães", no final do ano passado - ou com uma publicidade certamente tentadora, que não passam de esquemas para ganhar cliques. Estes são os conteúdos que a rede social de Mark Zuckerberg pretende "limpar" das cronologias.



Como anunciado através de uma entrada no blog, "notícias deliberadamente falsas ou mal-interpretadas", poderão agora ser ocultadas pelo próprio utilizador através de uma opção que aparece junto da publicação. Já era possível ocultar conteúdos, mas essa opção estava mais direcionada a conteúdos de teor pornográfico, violento ou contra valores religiosos ou políticos.



Assim que o utilizador filtra uma notícia falsa, a publicação não irá desaparecer totalmente da rede social, mas irá ficar menos visível nas cronologias, já que, segundo Erich Owens, engenheiro de software do Facebook, a empresa "não vai remover histórias que as pessoas reportam como falsas ou rever os conteúdos com base na sua exatidão". Sempre que alguém der de caras com a notícia, irá aparecer um aviso na parte superior alertar para o seu conteúdo duvidoso.



E o que acontecerá às páginas carateristicamente satíricas? "Nos nossos testes apurámos que as pessoas tendem a não denunciar conteúdo satírico com fins humorísticos", disse Erich Owens.

Para ilustrar a nova funcionalidade, o Facebook divulgou duas imagens que mostram uma história falsa e a caixa de diálogo que passará a surgir para reportar esse tipo de situação.

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