A Checkpoint, empresa especializada em segurança informática, apresentou este mês o mapa do cibercrime. Este mapa é nada mais nada menos do que uma representação em tempo real de todos os ataques informáticos - origem e destinatário - que acontecem em todo o mundo.


[caption]Cibercrime[/caption]

Basta visualizar a página durante 20 segundos para se perceber que num curto espaço de tempo existem centenas de ataques informáticos. Mas se investir mais algum tempo na ferramenta também vai acabar por ver Portugal como um dos países que entra nesta “rota” do cibercrime.

No entanto e de acordo com os rankings da empresa, Portugal não consta na lista de países que mais ataques recebem, mas está no top de nações que originam mais tentativas de cibercrime.

De acordo com as informações mais detalhadas fornecidas pelo mapa da Checkpoint, Portugal tem uma forte presença de bots, o que parece indicar uma grande existência de redes de computadores infetados.

O serviço da Checkpoint faz ainda uma contabilizagem diária do total de ataques registados pelos sistemas de monitorização da empresa. Por exemplo, só ontem,5 de maio, existiram 2,1 milhões de ataques - o que não significa que sejam roubos efetivos ou infeções concretizadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico