A película 12 anos de escravidão conseguiu o título mais desejado da 86ª edição dos Óscares: foi considerado como o melhor filme. Mas o reconhecimento da academia também tem um impacto negativo, já que de acordo com o Torrent Freak, o número de downloads ilegais do filme já multiplicou por três vezes.

Numa análise superficial feita ao The Pirate Bay, um dos maiores repositórios de torrents que garante acesso a conteúdos, legais e ilegais, a publicação identificou que no dia seguinte à distinção, o filme 12 anos de escravidão tinha registado mais de cem mil downloads, um número três vezes superior à média de descargas antes da entrega de prémios.

Gravidade, o filme de Alfonso Cuáron que venceu sete estatuetas douradas, a maior parte das quais em categorias técnicas, também despertou a atenção dos internautas. No caso do filme de ficção científica o número de downloads terá duplicado nos dias que se seguiram aos Óscares.

O fenómeno não é novo. Em 2010 quando Hurt Locker venceu o prémio de melhor filme, o número de descargas ilegais também disparou. O estúdio responsável pelo filme acabaria por responder à altura, apresentando queixa contra 25 mil internautas que tinham feito download do filme.

O caso andou em tribunal durante alguns meses e acabaria por terminar com alguns acordos, cujos pormenores não chegaram a ser revelados.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico