A versão final do Netscape 8.0, da American Online, já está disponível para download depois de várias versões de teste. O novo browser apresenta maior protecção a emails falsos e programas maliciosos que circulam pela Internet, tendo a capacidade de fazer um ajuste automático das suas configurações para proteger os internautas de sites suspeitos, incluídos numa lista previamente elaborada pela AOL.

O novo browser é baseado no Firefox 1.0.3 da Fundação Mozilla mas suporta também o motor do Internet Explorer para maximizar a compatibilidade, explica a informação fornecida pela Netscape, agora uma divisão da Time Warner.

Com o novo browser a Netscape procurar recuperar a importância do navegador Internet, apoiando-se na diferença em relação aos problemas de segurança registados pelo Internet Explorer, da Microsoft.

A nova funcionalidade anti-spyware baseia-se em informações fornecidas por empresas de segurança, adicionando os sites perigosos a listas negras que são armazenadas nos computadores dos utilizadores e actualizadas com frequência.

De acordo com o nível de perigo de cada site, o internauta receberá um alerta vermelho mostrando que está em perigo. A Netscape espera assim evitar os principais enganos de sites especialmente adaptados para enganar o utilizador, recolhendo a sua informação pessoal ou transmitindo vírus.

Actualmente e de acordo com alguns analistas, o Internet Explorer continua a ser o principal motor de pesquisa da Web, com mais de 90 por cento do mercado. Porém, em 2004 a quota do Firefox subiu cerca de quatro por cento, um ganho de 34 por cento entre os meses de Novembro a Dezembro.

Notícias Relacionadas:

2005-05-13 - Mozilla corrige vulnerabilidades críticas do Firefox

2005-02-16 - Nova versão do Internet Explorer disponível para testes no Verão